A transformação digital na Educação e na Saúde é uma realidade cada vez mais consistente. Nesta obra, pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior apresentam, de forma clara e acessível, como a Realidade Estendida — que integra Realidade Virtual, Aumentada e Mista — está revolucionando processos de ensino, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com problemas de saúde. Com exemplos práticos, resultados científicos e experiências em centros de referência, o livro mostra como tecnologias imersivas ampliam capacidades humanas e abrem caminhos antes impensáveis. Uma leitura essencial para quem deseja compreender, aplicar e liderar a inovação no ensino e na saúde, tais como educadores, pesquisadores, médicos, psicólogos, especialistas em tecnologias digitais, dentre outros.
SUMÁRIO
ÍNDICE DE FIGURAS
FIGURA 1. ÓCULOS HTC VIVE PARA RV
FIGURA 2. ÓCULOS QUEST DA META PARA RV
FIGURA 3. ÓCULOS VISION PRO 256 GB APPLE
FIGURA 4. ÓCULOS ORION DA META
FIGURA 5. MÁQUINA ENIGMA – VISÃO FRONTAL
FIGURA 6. MÁQUINA ENIGMA – VISÃO DE TOPO
FIGURA 7. MÁQUINA DE TURING
FIGURA 8. GARTNER HYPE CYCLE FOR EMERGING TECHNOLOGIES, 2024
FIGURA 9. AMBIENTE DO LABORATÓRIO DE REALIDADE VIRTUAL
FIGURA 10. TERAPEUTA ACOMPANHANDO USUÁRIO EM IMERSÃO
FIGURA 11. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO AKCIT
FIGURA 12. REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA, ÁREAS TÉCNICAS, INFRAESTRUTURA E EIXOS ESTRATÉGICOS DO AKCIT
FIGURA 13. DIAGRAMA SINTÉTICO DO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE DE SOFTWARE EM RV PARA TRANSTORNOS MENTAIS
FIGURA 14. (A, B) HUMANO VIRTUAL, MARVE, INTERAGINDO COM USUÁRIO; (C) LILLY SMITH, HUMANA VIRTUAL FOTORREALISTA DESENVOLVIDA PELO VIRTUAL ENVIRONMENTS RESEARCH GROUP, NA UNIVERSIDADE DA FLORIDA, PARA TREINAMENTOS CLÍNICOS
FIGURA 15. EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL AO LONGO DOS ANOS NO GARTNER HYPE CYCLE
FIGURA 16. PACIENTES VIRTUAIS CONVERSAM SOBRE SEUS SINTOMAS E HISTÓRICOS
FIGURA 17. ILUSTRAÇÃO DO CONCEITO DE HUMANOS VIRTUAIS 2.0 NO AMBIENTE FÍSICO
FIGURA 18. CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL
FIGURA 19. FOTOS DOS AMBIENTES VIRTUAIS ENVOLVIDOS NO EXPERIMENTO
FIGURA 20. GRÁFICOS DOS RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS
FIGURA 21. IMERSÃO EM RV PARA TERAPIA MEDO DE VOAR DE AVIÃO
FIGURA 22. IMERSÃO EM RV PARA TERAPIA MEDO DE ANIMAIS
FIGURA 23. IMERSÃO EM RV PARA TERAPIA MEDO DE ARANHAS
FIGURA 24. TERAPIA RV EM TELA PLANA (2D) PARA MEDO DE DIRIGIR
FIGURA 25. IMERSÃO EM RV PARA MEDO DE ALTURA
FIGURA 26. IMERSÃO EM RV PARA TERAPIA DE TEPT
FIGURA 27. PACIENTE EM TRATAMENTO DE DEPRESSÃO, ASSISTIDO POR TERAPEUTA
FIGURA 28. JOGO “MOVIE SAPIENS”
FIGURA 29. IMERSÃO EM RV PARA TERAPIA DE TEA
FIGURA 30. PACIENTE EM TRATAMENTO DE TAG COM RV
ÍNDICE DE TABELAS
TABELA 1. EVOLUÇÃO DE TECNOLOGIAS IMERSIVAS NA ÚLTIMA DÉCADA
TABELA 2. COMPARATIVO DA REGULAMENTAÇÃO DE IA EM 2025
TABELA 3. TÓPICOS DE INTERESSE DA CONFERÊNCIA: NÚMERO DE ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE O TÓPICO E TOTAL DE CITAÇÕES DOS ARTIGOS DO TÓPICO
TABELA 4. ARTIGOS MAIS CITADOS DE CADA EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA: NÚMERO DE CITAÇÕES DO ARTIGO E TÓPICO DO ARTIGO
TABELA 5. ARTIGOS MAIS CITADOS DOS 12 TÓPICOS MELHORES RANQUEADOS QUANTO AO NÚMERO DE CITAÇÕES
TABELA 6. AVALIAÇÃO DE RISCO DE BEBER, POR GÊNERO
TABELA 7. INTERPRETAÇÃO DO TESTE AUDIT
ORGANIZADOR E AUTOR
COAUTORES
Alcyr Alves de Oliveira
Psicólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado pelo Institute of Psychiatry – King’s College London, University of London. Professor do Departamento de Psicologia e dos PPGs em Psicologia e Saúde e Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi Visiting Professor no Multimedia/Multimodal Signal Analysis and Enhancement (MuSAE) Lab no Institut National de la Recherche Scientifique (Montreal - CA). Coordenador do NERV – Núcleo de Estudos em Realidade Virtual da UFCSPA com estudos que buscam esclarecer relações entre o funcionamento mental e motor, aspectos neurocomportamentais e interação de novas tecnologias como realidade virtual, relação humano-máquina e interatividade com multimídias aplicadas para reabilitação neurológica e neurocomportamentais.
Alexandre Gomes de Siqueira
Professor Assistente Instrucional no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Informação da Universidade da Flórida. É bacharel em Ciência da Computação pela USP (2005), MBA pela FGV (2011) e Ph.D. em Engenharia e Ciências da Computação pela Clemson University (2019). Sua pesquisa foca em tecnologias imersivas, humanos virtuais e interação humano-computador, com aplicações em saúde, educação e bem-estar. Atua no desenvolvimento de experiências interativas centradas no ser humano e ambientes multissensoriais.
Anderson da Silva Soares
Engenheiro eletrônico e de computação, Professor do Instituto de Informática da UFG, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) e coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFG. Atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização. Foi fundador e diretor geral do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), onde atualmente atua como coordenador científico. No âmbito da extensão, atuou como coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica em Goiás.
Arlindo Rodrigues Galvão Filho
CEO do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas (AKCIT). Head de Internacionalização do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). Carreira de inovação com sólida formação acadêmica (cum laude), Bacharel em Engenharia de Computação pela PUC Goiás, Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA e Doutor em Ciências da Computação pela UFG. Líder de projetos de inovação para saúde, energia, logística e outros, contando com patrocínio de empresas públicas/privadas como Petrobras, Natura, Vivo, Ministério da Saúde, Fiocruz, entre outras. Membro do Conselho de startups de base tecnológica. Professor de Processamento de Linguagem Natural e de Voz na Universidade Federal de Goiás. Membro dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.
Benjamin Lok
Professor no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Informação da Universidade da Flórida. Cofundador da Shadow Health (atualmente parte da Elsevier). Sua pesquisa concentra-se no uso de humanos virtuais e realidade mista para treinamento de habilidades de comunicação em ambientes virtuais, interação humano-computador e computação gráfica. Doutor (Ph.D., 2002) e Mestre (M.S., 1999) pela University of North Carolina at Chapel Hill. Bacharel em Ciência da Computação (B.S., 1997) pela University of Tulsa. Foi integrante da turma inaugural da IEEE VGTC VR Academy (2022), recebeu o prêmio UF Innovator of the Year (2019). Agraciado com uma UF Term Professorship (2017–2020), o Prêmio de Mentoria Docente da Faculdade de Engenharia Herbert Wertheim (2016), o NSF CAREER Award (2007–2012), além do prêmio Professor do Ano da ACM CISE/UF em 2005–2006.
Brandon G. Grill
Estudante de graduação na Universidade da Flórida, onde cursa Bacharelado em Ciência da Computação. Possui ampla experiência em diversas áreas e tecnologias, incluindo engenharia eletrônica, aprendizado de máquina, desenvolvimento de jogos e gêmeos digitais. Após um estágio na Universal Studios e a atuação como responsável pelo desenvolvimento completo da infraestrutura tecnológica da Escape Room do Festival de Cinema da Universidade da Flórida, Brandon direcionou seu foco para agentes conversacionais baseados em inteligência artificial. Atualmente atua como assistente de pesquisa e desenvolvedor de humanos virtuais.
Carolina Horta Andrade
Farmacêutica, Professora Associada da Faculdade de Farmácia da UFG, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) e pesquisadora do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas (AKCIT). Atua em Química Medicinal, Modelagem Molecular, Toxicologia Computacional e Tecnologias Imersivas Aplicadas à Saúde. Coordena o projeto SOFIA, que integra inteligência artificial, modelagem química e neurociência para simular a percepção humana de odores em experiências de Realidade Virtual Olfativa.
Claudio Roberto Marquetto Mauricio
Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor Adjunto na UNIOESTE, leciona no curso de Ciência da Computação e contribui no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS). Pesquisador em processamento gráfico e de imagens, visão computacional, impressão 3D, realidade virtual/aumentada e acessibilidade mediada por inteligência artificial (IA). Enfatiza colaboração interdisciplinar, aplicando métodos computacionais em diversas áreas, como biologia, saúde e educação. Dedica-se ao desenvolvimento de tecnologias assistivas mediadas por IA em tempo real, para melhoraria da acessibilidade de indivíduos com deficiências visuais.
Eduardo Gabriel Queiroz Pereira
Leciona Interação Humano-Computador como professor voluntário do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), e está concluindo o doutorado em Design, com ênfase em Fatores Humanos, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Engenharia Elétrica (2021), com ênfase em Processamento da Informação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialização em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (2022) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e bacharelado em Design (2018), com habilitação em Programação Visual, pela UnB. Seus interesses de pesquisa incluem o design de interação e experiência do usuário em ambientes imersivos de realidade estendida (XR).
Fabiana Frata Furlan Peres
Professora Adjunta do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder do grupo de pesquisa "Computação Visual Aplicada" e Vice-coordenadora do " LabCG". Pós doutoranda na USP-EACH. Membro da Comissão Especial de Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2023. Publicou em diversos eventos da área, faz parte do comitê científico de eventos de Realidade Virtual (RV) e segue contribuindo ativamente na área de RV no Brasil.
Fabiana Rita Camara Machado
Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Neurofuncional na infância e adolescência, Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFCSPA. Atua no Setor de Fisioterapia Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Pesquisadora e membro fundador do NERV, investiga o uso da realidade virtual na reabilitação neurológica. Experiência em tratamento de crianças com paralisia cerebral, doenças neuromusculares e síndromes genéticas, com foco em estimulação precoce e desenvolvimento motor. Capacitada na aplicação de escalas específicas para avaliação neurológica infantil, contribuindo para diagnósticos e intervenções mais precisas.
Gayan Justo de Moraes
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tecnólogo em Sistemas para Internet pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior (FIJV), possui 10 anos de experiência no mercado de tecnologia com atuações B2B e B2C em setores diversos desde órgãos governamentais a projetos de marketing para grande público. Possui forte interesse por soluções e pela evolução de plataformas web e tecnologias modernas da indústria de jogos aplicadas a segmentos fora do entretenimento.
Gregory Dutra Pessini
Graduado em Administração de Empresas pela Unopar e artista plástico autodidata, atua como Business Development on Innovation Studio de Gaming e XR da Compass UOL. Com vasta experiência em projetos de realidade estendida (XR), busca criar experiências imersivas que combinem aprendizado e engajamento, gerando grande impacto no público. Com um olhar inovador, Grégory tem se destacado no desenvolvimento de soluções que exploram o potencial das tecnologias emergentes para setores além do entretenimento.
Humberto Carneiro
Psicólogo formado na PUC-RJ, com Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no InTCC-Rio. Atua em outras áreas com vasta formação complementar que inclui MBA em Finanças no Ibmec, Especialização em Análise de Sistemas na PUC-RJ, Graduação e Mestrado em Economia na Cândido Mendes. Suas áreas de concentração na clínica são os tratamentos de dependências (química e comportamental, incluindo jogos de azar, apostas online e adição a redes sociais), a clínica em geral de ansiedade, depressão e TOC e o estudo aprofundado da Personalidade. Psicólogo Forense, com atuação expressiva nas Varas de Justiça do Rio de Janeiro. Sócio e Diretor do InTCC-Rio, tendo protagonizado o convênio com a VECA (Vara Especializada em Crimes contra a Infância e Adolescência), que vem possibilitando o atendimento gratuito de centenas de vítimas de violência no Estado do Rio de Janeiro.
João Marcelo Teixeira
Professor adjunto do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vice-coordenador do Voxar Labs. e Pesquisador em Realidade Virtual desde 2004. Publicou em inúmeros eventos da área, nacionais e internacionais, além de ter participado do comitê organizador de alguns deles. Integrante da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e segue contribuindo ativamente na área de Realidade Virtual no Brasil.
Melina Mottin
Farmacêutica pela UFRGS, mestre e doutora em Ciências pela Unicamp, com atuação em Química Medicinal, Farmacologia in silico e Tecnologias Imersivas Aplicadas à Saúde. Atualmente, é pós-doutoranda na Faculdade de Farmácia da UFG e pesquisadora do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas (AKCIT). Além disso, cursa especialização em Inovação, Tecnologias Emergentes e Imersivas para Saúde Digital no Instituto de Informática da UFG.
Meryck Felipe Brito da Silva
Farmacêutico formado pela PUC-GO e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFG. Atua em pesquisas nas áreas de toxicologia computacional, design de proteínas e tecnologias imersivas aplicadas a dados biológicos. É supervisor do projeto SOFIA, do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas (AKCIT), com foco em Realidade Virtual e RV multissensorial, Internet das coisas, inteligência artificial na saúde e sistemas de biofeedback.
Rodrigo Zempulski Fanucchi
Engenheiro eletricista, doutor pela USP e pós-doutorando com foco em IA e Machine Learning no Instituto de Informática da UFG. Atua com visão computacional, processamento de linguagem natural, deep learning e big data, e foi vencedor do A.I. Awards 2019 (categoria doutorado). Atua como gerente executivo do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas (AKCIT) e tem sólida experiência em projetos que integram tecnologias inteligentes a sistemas complexos, incluindo redes elétricas.
Roshan Venkatakrishnan
Pesquisador em tecnologias imersivas centradas no ser humano, com foco em realidade virtual, aumentada e mista (XR). É Ph.D. (2023) e M.S. (2018) pela Clemson University, com pesquisas voltadas à percepção, interação e comportamento em ambientes XR. Trabalha com avatares, interfaces 3D, agentes virtuais e colaboração em XR. Seus estudos abordam também ciberenjoo, produtividade e jogos. Atua em colaborações interdisciplinares nas áreas de comunicação, medicina, psicologia, neurociência e visão computacional.
Sandra Crisóstomo Bortolanza
Especialista em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia – PUCPR (2024), Formação em Programadora Neurolinguística – IBND 2023, Perita Judicial SEJUD – TJRJ (2022), Assistente Técnica em Processos Judiciais (2021). Formada em Terapia Sistêmica Familiar – Instituto Logos, Terapia e Estudo da Família (2021), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a infância e adolescência – PUCRJ (2020). Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo (2006) e graduação em Psicologia pela Associação de Docentes da Universidade Estácio de Sá (2018).
Telma Woerle de Lima Soares
Cientista da computação, Professora do Instituto de Informática da UFG e diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). É bolsista de produtividade do CNPq. Atua em Inteligência Artificial, com ênfase em computação evolutiva, aprendizado por reforço, otimização multi-objetivo com meta-heurísticas, representações de estrutura de dados para problemas de redes e reconhecimento de padrões.
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